Video Aula realizada pelos alunos do 3º médio 2016
acesse o link:
acesse o link:
24/06/2015
A brincadeira é de extrema importância para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois através dela a mesma, consegue expressar seus conhecimentos em relação ao mundo social.
Para Vygotsky(1984), a brincadeira não é apenas uma dinâmica interna da criança, mas uma atividade dotada de um significado social que necessita de aprendizagem. Tudo gira em torno da cultura lúdica, pois a brincadeira torna-se possível quando apodera elementos da cultura para internalizá-los e cria uma situação imaginária de reprodução da realidade. É através da brincadeira que a criança consegue adquirir conhecimentos, superar limitações e desenvolver-se como indivíduo. Segundo esta perspectiva, a brincadeira é vista como uma atividade essencial, talvez a principal, ao desenvolvimento infantil, uma vez que esta prepara o caminho de transição para um estágio superior de desenvolvimento. Através destas, ocorrem as mais importantes mudanças no desenvolvimento psíquico da criança em questão.
Com a imaginação, apresentação e simulação, as atividades com jogos são consideradas como estratégias didáticas, facilitadoras da aprendizagem; desde que, as situações sejam planejadas e orientadas por profissionais, visando o aprendizado, isto é, proporcionar à criança a construção de conhecimento ou desenvolvimento de alguma habilidade. Neste ângulo, o trabalho do psicopedagogo se completa com a relação entre o sujeito, a sua história pessoal e a sua modalidade de aprendizagem. Enfatizando assim, os processos didáticos e metodológicos, com todos os profissionais inseridos (Vygotsky, 1984).
Maria das Graças Azevedo
Diretora
Colégio Gênios do Futuro
10/05/2014
01/01/2014
Publicidade e Propaganda: Poderosas Ferramentas de Marketing
Na
famosa “Era Digital” somos bombardeados constantemente de informações, empresas
brigam por um espaço para divulgar suas marcas e seus produtos/serviços. Quando
levantamos das nossas camas já interagimos com alguma marca e um produto, o seu
despertador por acaso é um moderno smartphone
da Samsung, Apple, Motorola ou afins? Pois bem, é impossível você não conhecer
um determinado produto de uma determinada marca, o fato do seu despertador ser
da Samsung, Apple, Motorola ou afins é fruto do investimento de bilhões de
dólares em marketing e em suas
ferramentas a publicidade e a propaganda.
As
pessoas muitas vezes entendem que publicidade, propaganda e marketing é uma coisa só. Kotler (2012)
diz que marketing “É
um processo social por meio do qual, pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo
de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de
produtos e serviços de valor com outros”. O marketing
tem que suprir a necessidade e o desejo das pessoas gerando lucro.
A
publicidade e a propaganda são instrumentos utilizados para chegar ao objetivo
final do marketing. Para que uma ação
mercadológica tenha resultados satisfatórios à empresa deve conhecer e entender
o cliente tão bem que produto/serviço possa se adequar a ele e consequentemente
se venda sozinho. Cabe a publicidade garantir o espaço editorial, em oposição
ao espaço pago, ela promove o produto/serviço através de matérias em mídias
impressas e/ou televisivas. Um programa de culinária decide fazer uma
reportagem sobre a produção do chocolate, para tal decidem visitar a fábrica da
Cacau Show, a empresa ganha visibilidade, credibilidade, no decorrer da
reportagem a empresa promove suas instalações e seus produtos tudo sem nenhum
custo para a Cacau Show.
A
propaganda, ao contrário da publicidade, é toda e qualquer forma paga de
divulgação de ideias, bens ou serviços de um patrocinador identificado. Aquele
anúncio no intervalo na novela das nove, aquela atriz que usa o seu produto em
um determinado evento, o uso de outdoors e painéis são formas de propaganda.
McDonald’s,
Coca-Cola, Brastemp, Omo, Nike, Bombril e Veja são marcas que resultam de um
ótimo trabalho de marketing. Ninguém fala que vai lavar a panela com palha de
aço, mas sim com Bombril. A marca Bombril é forte a ponto de sobressair ao
produto palha de aço.
Leonardo
Medeiros
Analista
de Marketing na
Faculdade
Paschoal Dantas
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TECNOLOGIA
NA EDUCAÇÃO
Atualmente a
tecnologia está presente em todos os lugares, em todos os setores da economia e
no mercado de trabalho. Temos que conviver com inovações tecnológicas diariamente,
seja um novo computador, celular, tablet, um novo sistema operacional
(Windows), uma nova terminologia do mundo da informática ou ainda uma nova rede
social, isso mesmo, uma nova “febre social” seja ela Orkut, Twitter, Linkedin,
ou Facebook.
A
escola, querendo ou não, passa a ser um palco de expansão dessas febres
tecnológicas, pois os alunos acabam compartilhando essas manias com seus
colegas, durante os intervalos e também durante as aulas. No entanto, vale
salientar, que os professores podem se valer dessas tecnologias para agregar
valores e inclusive chamar atenção de seus alunos para o desenvolvimento de
conhecimentos. As ferramentas disponíveis são gratuitas e de fácil acesso, o
próprio Facebook, Blogs e MicroBlogs, Twitter, VideoAula via YouTube, entre
outros, podem ser utilizados como meios de disseminação do conhecimento de uma
forma rápida e muito simples. Por outro
lado há sites de universidades que proporcionam ensino a distância no modelo
pago ou gratuito, exemplos disso são o www.veduca.com.br e o www.coursera.org que oferecem
diversos cursos gratuitamente.
O
professor também deve se preparar para esse futuro conectado, pois como tudo muda
com certeza a interação aluno/escola também mudará, inclusive já está mudando e
para não ficar para trás ou fora do mercado de trabalho, os profissionais da
área da educação precisam acompanhar essa modernidade, adaptando-se as novas
tecnologias e as novas formas de aprendizado e divulgação do conhecimento.
Inclusive há uma rede social que trabalha a ideia do conhecimento profissional
e da valorização da carreira www.linkedin.com, todos os
profissionais antenados com a modernidade devem ter sua rede de relacionamento
atualizada, para com isso, alcançar novas oportunidades profissionais e obter
novos conhecimentos.
Nesse
mundo globalizado é de suma importância a atualização tecnológica, não há como
se manter inerte a tantas ações, são várias formas de se manter atualizado e
acompanhar as tendências do mercado, seja para novos produtos, novas formas do
“pensar”, novas maneiras do “aprender”, novas culturas e novas abordagens para
assuntos considerados ultrapassados, por isso é vital que o professor direcione
seus alunos no caminho do saber, orientando quanto às formas e os cuidados
necessários, para que o aprendizado seja constante e edificante.
Ivonaldo Vicente
Silva
Gerente de
T.I.na FPD
Muito bom adoro essa escola!!!!
ResponderExcluir