Bem Vindos

SEJAM BEM VINDOS
Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam que seus filhos os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.
O conhecer não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto.
Admitimos a idéia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter adquirido novo significado e ser elaborado. Podemos fazer isso em conjunto com outros indivíduos, mas cada um, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade, de ação.
Juntos, queremos neste ano letivo, fortalecer nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisamos de: perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.
É com esse espírito e amor pela educação que damos boas vindas a todos: alunos, pais, professores e demais funcionários, para que, com vibração e alegria iniciemos nossas atividades.
Esperamos que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme ... com a humildade de um eterno aprendiz.
“... nada de vós retenhais para vós mesmos, para que totalmente vos receba o que totalmente se vos dá!”

"Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender e conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer".
Albert Einstein
" A vida não é feita de prazeres, mas de responsabilidades".
Mahatma Gandhi
Ordem, Trabalho, Educação, Caridade, Benevolência, Compreensão..., começam dentro de casa.

Revista Eletrônica - Videos

21/08/2019
Acesse o link

Dia dos Pais Gênios 2019

21/06/2016
Video Aula realizada pelos alunos do 3º médio 2016
acesse o link:



24/06/2015
A brincadeira é de extrema importância para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois através dela a mesma, consegue expressar seus conhecimentos em relação ao  mundo social.
Para Vygotsky(1984), a brincadeira não é apenas uma dinâmica interna da criança, mas uma atividade dotada de um significado social que necessita de aprendizagem. Tudo gira em torno da cultura lúdica, pois a brincadeira torna-se possível quando apodera elementos da cultura para internalizá-los e cria uma situação imaginária de reprodução da realidade. É através da brincadeira que a criança consegue adquirir conhecimentos, superar limitações e desenvolver-se como indivíduo. Segundo esta perspectiva, a brincadeira é vista como uma atividade essencial, talvez a principal, ao desenvolvimento infantil, uma vez que esta prepara o caminho de transição para um estágio superior de desenvolvimento. Através destas, ocorrem as mais importantes mudanças no desenvolvimento psíquico da criança em questão.
Com a imaginação, apresentação e simulação, as atividades com jogos são consideradas como estratégias didáticas, facilitadoras da aprendizagem; desde que, as situações sejam planejadas e orientadas por profissionais, visando o aprendizado, isto é, proporcionar à criança a construção de conhecimento ou desenvolvimento de alguma habilidade. Neste ângulo, o trabalho do psicopedagogo se completa com a relação entre o sujeito, a sua história pessoal e a sua modalidade de aprendizagem. Enfatizando assim, os processos didáticos e metodológicos, com todos os profissionais inseridos (Vygotsky, 1984).

Maria das Graças Azevedo
Diretora
Colégio Gênios do Futuro

10/05/2014


01/01/2014
Publicidade e Propaganda: Poderosas Ferramentas de Marketing

Na famosa “Era Digital” somos bombardeados constantemente de informações, empresas brigam por um espaço para divulgar suas marcas e seus produtos/serviços. Quando levantamos das nossas camas já interagimos com alguma marca e um produto, o seu despertador por acaso é um moderno smartphone da Samsung, Apple, Motorola ou afins? Pois bem, é impossível você não conhecer um determinado produto de uma determinada marca, o fato do seu despertador ser da Samsung, Apple, Motorola ou afins é fruto do investimento de bilhões de dólares em marketing e em suas ferramentas a publicidade e a propaganda.
As pessoas muitas vezes entendem que publicidade, propaganda e marketing é uma coisa só. Kotler (2012) diz que marketing “É um processo social por meio do qual, pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. O marketing tem que suprir a necessidade e o desejo das pessoas gerando lucro.
A publicidade e a propaganda são instrumentos utilizados para chegar ao objetivo final do marketing. Para que uma ação mercadológica tenha resultados satisfatórios à empresa deve conhecer e entender o cliente tão bem que produto/serviço possa se adequar a ele e consequentemente se venda sozinho. Cabe a publicidade garantir o espaço editorial, em oposição ao espaço pago, ela promove o produto/serviço através de matérias em mídias impressas e/ou televisivas. Um programa de culinária decide fazer uma reportagem sobre a produção do chocolate, para tal decidem visitar a fábrica da Cacau Show, a empresa ganha visibilidade, credibilidade, no decorrer da reportagem a empresa promove suas instalações e seus produtos tudo sem nenhum custo para a Cacau Show.
A propaganda, ao contrário da publicidade, é toda e qualquer forma paga de divulgação de ideias, bens ou serviços de um patrocinador identificado. Aquele anúncio no intervalo na novela das nove, aquela atriz que usa o seu produto em um determinado evento, o uso de outdoors e painéis são formas de propaganda.
McDonald’s, Coca-Cola, Brastemp, Omo, Nike, Bombril e Veja são marcas que resultam de um ótimo trabalho de marketing. Ninguém fala que vai lavar a panela com palha de aço, mas sim com Bombril. A marca Bombril é forte a ponto de sobressair ao produto palha de aço.

Leonardo Medeiros
Analista de Marketing na

Faculdade Paschoal Dantas

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Atualmente a tecnologia está presente em todos os lugares, em todos os setores da economia e no mercado de trabalho. Temos que conviver com inovações tecnológicas diariamente, seja um novo computador, celular, tablet, um novo sistema operacional (Windows), uma nova terminologia do mundo da informática ou ainda uma nova rede social, isso mesmo, uma nova “febre social” seja ela Orkut, Twitter, Linkedin, ou Facebook.
            A escola, querendo ou não, passa a ser um palco de expansão dessas febres tecnológicas, pois os alunos acabam compartilhando essas manias com seus colegas, durante os intervalos e também durante as aulas. No entanto, vale salientar, que os professores podem se valer dessas tecnologias para agregar valores e inclusive chamar atenção de seus alunos para o desenvolvimento de conhecimentos. As ferramentas disponíveis são gratuitas e de fácil acesso, o próprio Facebook, Blogs e MicroBlogs, Twitter, VideoAula via YouTube, entre outros, podem ser utilizados como meios de disseminação do conhecimento de uma forma rápida e muito  simples. Por outro lado há sites de universidades que proporcionam ensino a distância no modelo pago ou gratuito, exemplos disso são o www.veduca.com.br e o www.coursera.org que oferecem diversos cursos gratuitamente.
            O professor também deve se preparar para esse futuro conectado, pois como tudo muda com certeza a interação aluno/escola também mudará, inclusive já está mudando e para não ficar para trás ou fora do mercado de trabalho, os profissionais da área da educação precisam acompanhar essa modernidade, adaptando-se as novas tecnologias e as novas formas de aprendizado e divulgação do conhecimento. Inclusive há uma rede social que trabalha a ideia do conhecimento profissional e da valorização da carreira www.linkedin.com, todos os profissionais antenados com a modernidade devem ter sua rede de relacionamento atualizada, para com isso, alcançar novas oportunidades profissionais e obter novos conhecimentos.
            Nesse mundo globalizado é de suma importância a atualização tecnológica, não há como se manter inerte a tantas ações, são várias formas de se manter atualizado e acompanhar as tendências do mercado, seja para novos produtos, novas formas do “pensar”, novas maneiras do “aprender”, novas culturas e novas abordagens para assuntos considerados ultrapassados, por isso é vital que o professor direcione seus alunos no caminho do saber, orientando quanto às formas e os cuidados necessários, para que o aprendizado seja constante e edificante.
Ivonaldo Vicente Silva
Gerente de T.I.na FPD




Um comentário: