Bem Vindos

SEJAM BEM VINDOS
Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam que seus filhos os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.
O conhecer não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto.
Admitimos a idéia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter adquirido novo significado e ser elaborado. Podemos fazer isso em conjunto com outros indivíduos, mas cada um, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade, de ação.
Juntos, queremos neste ano letivo, fortalecer nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisamos de: perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.
É com esse espírito e amor pela educação que damos boas vindas a todos: alunos, pais, professores e demais funcionários, para que, com vibração e alegria iniciemos nossas atividades.
Esperamos que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme ... com a humildade de um eterno aprendiz.
“... nada de vós retenhais para vós mesmos, para que totalmente vos receba o que totalmente se vos dá!”

"Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender e conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer".
Albert Einstein
" A vida não é feita de prazeres, mas de responsabilidades".
Mahatma Gandhi
Ordem, Trabalho, Educação, Caridade, Benevolência, Compreensão..., começam dentro de casa.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Uma Declaração de Amor a Ciência das Ciências


O que é Matemática?


"Afinal de contas, o que é a Matemática senão a solução de quebra-cabeças? E o que é a Ciência senão um esforço sistemático para obter respostas cada vez melhores para os quebra-cabeças impostos pela natureza?" (MARTIN GARDNER).
"Vivemos em um universo de padrões. Todas as noites as estrelas se movem em círculos no céu. As estações se sucedem em intervalos anuais. Dois flocos de neve nunca são exatamente iguais, mas todos têm uma simetria hexagonal. [...] A mente e a cultura humanas desenvolveram um sistema formal de pensamento para reconhecer, classificar e explorar padrões. Nós o chamamos de Matemática. " (IAN STEWART).
"A Matemática é muito mais do que apenas uma matéria chata que todo mundo tem que aprender na escola. É a ciência da resolução de problemas." (Jennifer Courter ).
"A Matemática é um jogo e um jogo é Matemática". (Martin Gardner) .
"A matemática é a mais simples, a mais perfeita e a mais antiga de todas as ciências". (Hadamard) .
"Pela certeza indubitável de suas conclusões, constitui a matemática o ideal da Ciência." (Bacon) .
"Ouvi dizer que o governo iria cobrar impostos mais caros daqueles que não sabem Matemática. Engraçado! Eu pensei que a loteria já era justamente isso!" (GALLAGHER) .
"Já percebeu o quanto a matemática é maravilhosa e necessária, ela é uma ciência cumulativa onde sofre apenas adições de conhecimento e nunca subtrações. Todas as outras ciências, inclusive a física sofreram subtrações ou alterações ao longo de sua história." (Professora Juciélia Rodrigues).
"Na maior parte das ciências, uma geração põe abaixo o que outra construiu, e o que uma estabeleceu, a outra desfaz. Somente na Matemática é que cada geração constrói um novo andar sobre a antiga estrutura." (HERMANN HANKEL).
"A Matemática é a rainha das ciências e a teoria dos números é a rainha das matemáticas." (GAUSS).
"Matemáticos são máquinas de transformar café em teoremas." (PAUL ERDÔS).
"O grande matemático é um escultor, que, parecendo construir esculturas no ar, é capaz de representar as forças e formas do universo." (AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA).
"O orgulho no ofício obriga os matemáticos de uma geração a desembaraçar-se do trabalho inacabado dos seus antecessores". (Bell) .
"A Ciência, pelo caminho da exatidão, só tem dois olhos: a Matemática e a lógica." (De Morgan) .
"A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens." (Descartes) .
"O princípio criativo reside na Matemática." (ALBERT EINSTEIN).
"O livro da natureza foi escrito exclusivamente com figuras e símbolos matemáticos." (Galileu).
"Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos." (Galileu).
"Seria Deus um matemático?" (ALAN TURING).
"[...] o universo seria o hardware e as leis matemáticas seriam o software." (AIRTON JOSÉ DA SILVA).
"A matemática é o alfabeto no qual Deus escreveu o universo." (GALILEU).
"Deus já foi acusado de Grande Geômetra, mas não, que eu saiba, de Sublime Pedagogo. Se queremos instruir os jovens em matemática, a linguagem na qual Ele criou o universo, é preciso, antes, alfabetizá-los nesse alfabeto divino. E isso as nossas escolas não estão fazendo." (HÉLIO SCHWARTSMAN).
"Para criar uma filosofia sã é preciso renunciar à metafísica e tornar-se apenas um bom matemático." (Bertrand Russel) .
"A Matemática é a única atividade humana infinita. É concebível que a humanidade possa chegar a conhecer toda a Física ou toda a Biologia, porém é certo que nunca será capaz de descobrir tudo na Matemática, porque o tema é infinito. Os próprios números são infinitos." (PAUL ERDÖS).
"No domínio do Infinito é perigoso entrar armado unicamente da intuição, do bom senso [... ] a lâmina da razão não pode aqui descansar." (BENTO DE JESUS CARAÇA).
A Geometria é a arte de raciocinar sobre as figuras mal desenhadas. (POINCARÉ).
"Por toda a parte existe Geometria". (PLATÃO).
"Toda a minha Física não passa de uma Geometria." (Descartes).
"A escada da Sabedoria tem os degraus feitos de números." (Blavatsky) .
"A Matemática está mais próxima da Música do que a Literatura." (STRAVINSKY).
"A palavra harmonia significa música, mas apenas secundariamente; originalmente, quer dizer matemática." (THOMAS MANN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário